islaid

14 de maio de 2018

Tem andadado muito Estressado? 6 dicas de como relaxar a mente e o corpo.

Oii, Oii Minhas Lindas Pessoas!
Você já passou por dias de estresses tão grandes que se prolongaram por semanas, meses ou faz anos que você esta assim?😵
Essa semana me peguei assim e fui procurar formas de me acalmar, e acabei encontrando varias técnicas para acalmar a mente e relaxar o corpo também, tudo junto, e super funcionou pra mim! 
primeiro pensei que não era nada e que já já ia passar, mais quanto mais deixei se prolongar pior foi, acabei ficando ansiosa comendo tudo o que via pela frente, mais cansada, não tinha vontade de fazer nada, muito sono e muito mais estressada.
As vezes precisamos de um tempo só pra gente, isso não é egoísmo, é cuidado. As vezes nos perdemos dentro de nos mesmo por esquecemos de pensar, e de estar bem com o corpo e  a alma.
Então decidimos compartilhar com vocês algumas técnicas e meios que ajudam a manter o equilíbrio. Precisamos de apenas alguns minutinhos para isso, e amiga e se você tem a vida corrida, trabalha, anda pra lá e pra cá o tempo todo, tem técnicas para ajudar você também. Então vamos lá:

👉Contraia e Relaxe:
Muitas vezes, acumulamos tensões sem perceber. Uma das maneiras de controlar isso é percorrer o caminho entre tensão e relaxamento oportuno
Escolha uma parte do corpo e a contraia por 1 segundo.
Depois solte essa musculatura durante 3 segundos.
Para começar, faça isso com sua mão, apertando-a e soltando-a logo em seguida.
Sempre relaxe durante um tempo três vezes maior do que contraiu.
Faça isso, por exemplo, enquanto estiver no trânsito, relaxando as costas enquanto o braço está ocupado, e exercite essa técnica em diversas ocasiões, concentrando tensão apenas nas partes do corpo que estão sendo usadas.
O que você ganha: O domínio do trajeto que vai da tensão ao relaxamento. Ao tomar as rédeas desse processo e se acostumar a intervir nele, você não fica mais preso a tensões desnecessárias, deixando que apenas os feixes musculares em uso tenham a devida contração, sem penalizar os demais.


👉Prolongue a respiração
Respire fundo várias vezes ao dia. Você pode marcar um conjunto de 10 respirações profundas a cada vez. Ao acordar, antes de fazer determinados trabalhos, após cumpri-los, em momentos de ansiedade ou tensão, antes de dormir. Todas essas ocasiões são boas oportunidades de lembrar-se do exercício de respiração.
O que você ganha: Conforme ensina o professor Renato Cobra, prolongar a respiração tem efeito imediato e intenso no relaxamento muscular. “Se temos muita pressão sobre nós, acabamos ficando com a respiração mais curta. Quando se acaba de realizar algo, normalmente damos aquele suspiro de ‘ufa’. Pode-se simular esse suspiro mesmo em momentos de tensão, pois, na hora em que soltamos o ar, o músculo já relaxa naturalmente”, explica. Além do relaxamento muscular, a respiração profunda diminui os giros mentais e acalma a frequência cardíaca.

👉Faça contagem regressiva olhando para cima
Mesmo que seja bastante simples, essa técnica ajuda a relaxar, já que aumenta a concentração em uma tarefa e tira a atenção do que está causando ansiedade. "É preciso se concentrar em algo para relaxar. Fazer contagem regressiva, a partir do 60, bem devagar, vai ajudar", explica a psicóloga Adriana de Araújo.
Além disso, olhar para cima estimula sistema nervoso, o que ajuda a reduzir a pressão arterial e diminui o ritmo da respiração, causando a sensação de relaxamento. "Tudo que fizermos para diminuir os batimentos cardíacos ajudará a controlar a ansiedade, inclusive adotar técnicas de postura e concentração", diz explica a psicóloga Giovanna Tessaro, de Curitiba.



👉Relaxe os músculos
Outra manifestação física da ansiedade é a contração involuntária dos músculos, que causam tensão e muito desconforto. Os músculos que mais sofrem com o estresse são os do pescoço, costas e pernas. "A ansiedade, por mais que seja psicológica, se manifesta fisicamente. É comum cruzar as pernas e deixar os músculos das costas e do pescoço enrijecidos", explica Adriana Araújo.
Para desfazer os nós dessas regiões, é importante fazer pequenas seções de alongamento. Aposte em movimentos circulares, realizados lentamente, com o pescoço, pulsos e tornozelos, para aliviar as tensões da musculatura.


👉Conte os Passos: 
Ao caminhar, conte os passos e sincronize-os com a respiração.
Esse é um exercício que você pode praticar indo para o trabalho, arrumando a casa.
Estimulo o controlo do corpo e mente.


👉Corpo São
 É uma das mais comuns e simples de fazer. Concentre-se na respiração, nas batidas do coração ou na pulsação do corpo. Sente na chamada pose de índio (ou posição de lótus), com a coluna reta e as pernas cruzadas. Feche os olhos e focalize o fluxo de ar que entra e sai de seus pulmões.
"Se uma pessoa está ansiosa e agitada, o gesto de inspirar e expirar o ar longamente simboliza expelir o que está incomodando. É a saída do excesso de peso, propiciando um estado de serenidade".

Escutar musicas instrumentais relaxantes com essas praticas também ajudam muito.

Ajuda para escrever este post:
Imagens: Google
http://revistavivasaude.uol.com.br/bem-estar/7-passos-para-relaxar-o-corpo-e-a-mente/1345/#
http://www.minhavida.com.br/bem-estar/galerias/1042-sete-tecnicas-para-meditar-e-acalmar-a-mente#carousel-galeria


E ai alguém se identificou com esse post?
As vezes você estava estressada esse tempo todo e nem sabia.
Conta pra gente aqui nos comentários com qual técnica você mais se identificou ou mais gostou

Beijokas da Carol e da Camila :*

15 comentários:

  1. Nossa acho que vou ter de seguir as tuas dicas, pois adorei bastante para relaxar um pouco mais
    Beijinhos
    Novo post (Nova Tag?) // CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderExcluir
  2. OMG I love it! Have a nice day!

    New follower, thanks for the visit!
    ❤ Mary María Style ❤

    ResponderExcluir
  3. Faço o exercício da respiração e resulta mesmo. Boas dicas :)

    ResponderExcluir
  4. Tenho mesmo que seguir este post, estou a precisar :b

    Beijinhos,
    DEZASSETE

    ResponderExcluir
  5. Quantas dicas valiosas, impossível não se irritar no dia a dia e isso vai acumulando, até estourar. Pequenos exercícios e hábitos fazem toda a diferença! ❤

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  6. Muito boas as dicas, tentar por em prática.

    Beijos
    http://www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  7. Que dicas ótimas, pois as vezes temos um dia mais estressado.
    Então quando precisar colocarei essas dicas em prática.
    Beijos
    Jana Makes Esmaltes e Cia
    Instagram
    Facebook

    ResponderExcluir
  8. Como assim/ Tudo que eu precisava no momento, me desestressar.
    amei real as dicas.


    Pequena mabi

    ResponderExcluir
  9. We all get stressed...
    nice and helpful tips you have there to combat stress.
    I meditate and pray when I am stressed
    sometimes crying it out helps too, at least for me.
    And yeah, I'm with you when you said sometimes we need
    time alone.

    Ann
    https://roomsofinspiration.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Adorei as dicas. Tem dias que realmente o estresse toma conta de mim, e nada melhor do que tentar colocar em prática algumas dessas dicas. :D bjs

    ResponderExcluir
  11. Que post maravilhoso! Não conhecia essas dicas e agora, vou até favoritar o post para lembrar de colocar essas dicas em prática!

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  12. Oie,

    hoje em dia é difícil não ficar estressado ou agitado devido a correria.
    Adorei o post, vai me ajudar bastante :)
    Bjs
    http://diarioelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir